Wonder Club world wonders pyramid logo
×

Reviews for The Education of Blacks in the South, 1860-1935

 The Education of Blacks in the South magazine reviews

The average rating for The Education of Blacks in the South, 1860-1935 based on 2 reviews is 3 stars.has a rating of 3 stars

Review # 1 was written on 2019-07-21 00:00:00
1988was given a rating of 3 stars Mona Deans
Esse livro trata da evolução da educação da população negra americana do fim da Guerra Civil até a década de 1960. Grosso modo, é possível dividir o período estudado em dois subperíodos. O primeiro, entre o fim da guerra e a eleição de 1876, é marcado pela forte mobilização de ex-escravos que teve como objetivo garantir a seus filhos o direito à educação que já era gozado por grande parte da população branca depois do movimento das commom schools iniciado em 1830. O segundo período, entre fins da década de 1870 e 1960, é o período mais importante para criação do sistema educacional para a população negra americana e coincide com os anos de maior opressão e maior limitação de direitos civis dessa população. É sobre esse último fato que todo o livro foi escrito. O autor tenta responder de que forma foi construído e quais as características de um sistema educacional criado para o benefício de pessoas que estavam alijadas de seus direitos civis mais básicos. No caminho, ele apresenta uma boa discussão sobre a tentativa de brancos controlarem o tipo de educação que era dado à população negra, a resistência negra a esse controle e, sobretudo, o papel desempenhado pelos próprios negros na construção de escolas para suas crianças. A história é impressionante e acaba contando uma saga de heroísmo que, ao fim, tem um final feliz, apesar de todos os problemas enfrentados. A população negra americana, que já era mais educada que a população branca brasileira no início do século XX passa, já na década de 1940, ao nível de paridade com os brancos americanos em termos de acesso à escola. Em que pese o fato de que as diferenças na qualidade ainda permanecessem elevadas. A figura abaixo (tirado de outro documento) resume essa história: Eu peguei esse livro para ter uma visão mais geral sobre a educação dos negros americanos. Estava mais interessado em estatísticas de matrículas, frequência e proficiência. Infelizmente, o livro, que tem uma pegada um pouco mais sociológica, oferece poucos dados a esse respeito. Achei o livro bem organizado, mas creio que ajudaria se os capítulos fossem divididos em seções. Como um todo, senti um pouco falta de meta-texto no texto.
Review # 2 was written on 2012-08-14 00:00:00
1988was given a rating of 3 stars Vicki Mottley
Having endured a modern public education through a bachelor degree in a state university, I have never come across a poignant reflection of the racial strife existent in the postbellum south which this book clearly expresses through its examination of the education crusade undertaken by blacks in America. I was educated about Jim Crow laws and segregation and knew of the education reform movement of the forties and fifties, but without the knowledge of the experiences blacks played in forming an education system that responded to their desires as individuals and a community, knowledge of these other aspects of black American history is incomplete. This book should be read by all who can read its quality. This book should be interpreted and presented to students of all education levels so we can understand and fully appreciate what education really is. This book is not just about a racial caste society at odds with one another, it is about the enduring will to freedom and the belief that increasing our understanding of the world by educating ourselves will make tomorrow better.


Click here to write your own review.


Login

  |  

Complaints

  |  

Blog

  |  

Games

  |  

Digital Media

  |  

Souls

  |  

Obituary

  |  

Contact Us

  |  

FAQ

CAN'T FIND WHAT YOU'RE LOOKING FOR? CLICK HERE!!!